Resenha - Tormenta

Livro: Tormenta
Autor: Lauren Kate
Editora: Galera
Páginas: 392
Classificação: ★★★ (4/5)
Onde comprar
       ○ Saraiva
       ○ Cultura
       ○ Submarino

Enquanto Daniel está caçando os anjos que querem matar Luce, ela começa a aprender a utilizar as sombras como janelas para suas vidas passadas em Shorelina, sua nova escola. Lá estão alunos com talentos únicos: Nefilins, filhos ou descendentes de relacionamentos entre anjos e mortais...

Logo Luce está certa de que Daniel está escondendo um segredo mortal, e começa a questionar as consequências desse amor proibido.


 A RESENHA PODE CONTER SPOILERS PARA QUEM AINDA NÃO LEU O 1º VOLUME!


Fallen - Lauren Kate
Tormenta - Lauren Kate


Na resenha de Fallen, minhas últimas frases foram: “ ... um livro com algumas doses de mistérios/suspense que pode fazer você querer ler a continuação. Eu particularmente irei continuar com a série. Tomara que melhore daqui pra frente.” Então, dando continuidade à série Fallen, posso dizer que o segundo volume, Tormenta, me surpreendeu.


A História ...

Shoreline. Essa é a nova escola de Luce por enquanto. Assim que fugiu da Sword & Cross, ela ficou sabendo que teria que ir para esse novo colégio onde ficaria segura. Era um colégio onde tinha alguns alunos denominados Nefilim (Filhos ou descendentes de um relacionamento entre um anjos e mortais). Segundo Daniel, esses alunos diferentes ajudarão a mantê-la em segurança contra os Párias (a pior espécie de anjos caídos), pois ele não estará por perto devido a Trégua dos 18 dias, que também foi feita para mantê-la em segurança.

Em seu novo colégio, além de aprender mais sobre os Nefilim, ela irá descobrir mais sobre aquelas sombras que sempre via, agora chamadas de “anunciadores”. Com o passar do tempo, Luce percebe que essas sombras não são totalmente inúteis: elas são como uma janela para o passado, podendo revelar coisas que a ajudará a entender e descobrir mais sobre o seu passado.

Novos amigos, novos inimigos, novas mitologias ... Com isso, Tormenta traz uma nova visão e uma surpreendente continuação da série Fallen.


Tormenta segue o mesmo estilo do primeiro livro. Possui uma narrativa extremamente lenta, arrastada; uma enxurrada de descrições muita das vezes desnecessárias e uma história que a princípio parece que não vai nos levar a lugar algum. Com isso, também divide opiniões: uns o odeiam com todas as suas forças e outros o amam com toda a sua intensidade. Como no primeiro livro, eu fico entre os dois times, mas confesso que jogo mais para o lado dos que o amam com toda a sua intensidade.

Confesso que esse livro foi uma grande surpresa para mim, pois não esperava que fosse me conquistar, o que não aconteceu totalmente em Fallen. A leitura fluiu muito melhor do que no primeiro. Não sei se foi pelo fato de eu já ter pegado uma singela familiaridade com o estilo de narração da autora ou se foi porque o livro é extremamente mais ativo, menos parado e chato. Acho que prefiro ficar com as duas alternativas.

Uma das coisas negativas do livro é que manteve aquele lerolero da Luce. Ela é meio, tipo, contraditória. Em uma parte ela ama o Daniel, mas em outra ela não gosta dele porque não quer contar os segredos. Depois o ama de novo e tenta esquecer o ódio que sentiu e depois o odeia de novo. Cara, isso é chato. Foi extremamente desagradável ficar lendo isso. No primeiro volume, não apareceu esses “confrontos sentimentais internos” com tanta intensidade. No entanto, isso não vai ser um obstáculo invencível que vai impedi-lo de ler o livro. Mas, a Lauren Kate teve a bondade de criar também personagens legais, hilários. Então, eu não pude evitar de dar várias risadas em algumas partes da leitura, o que descontraia e tirava aquele clima tenso do livro.

Enfim, resumindo: Com toda certeza, Tormenta é tudo o que não tivemos em Fallen. Ainda continua sim com a narrativa lenta, mas possui um enredo muito mais misterioso, com muita mais ação que vai prometer uma leitura bem mais agradável e fluida.


Capa★★★★ (5/5)
História★★★ (4/5)

Até a próxima.